14 de jan. de 2008

PROLEGÔMENOS

Uma pirexia de origem desconhecida – febre amarela, febre cerebral, dengue, malária, tifo, gripe ou virose (seja lá o que for isso)? – me abateu sábado e domingo, fato agravado por eu ser um doente teimoso, que não gosta de medicamento ou de repouso. Algumas notas que já estavam preparadas para a coluna de sábado saem requentadas e atualizadas.

++++
E...

...praticamente dois dias sem saber de nada, ligo o computador, acesso a internet, abro os “favoritos” e as notícias continuam as mesmas que li na sexta-feira. Parece até aquela música do Roberto Carlos: "... Tudo estava igual / Como era antes /Quase nada se modificou...."

++++
ELE SABE

O Brasil já se candidatou a sediar o rali “Paris-Dakar”, depois que o evento foi suspenso por falta de segurança no trajeto no trecho africano. O anúncio foi divulgado ontem [sexta-feira] pela BBC Brasil, mas desde o dia 6 o colunista Tutty Vasques, do Estadão de São Paulo, tinha cantado a bola: “O Rali Paris-Dakar, que virou Lisboa-Dakar há alguns anos, pode ser disputado na América do Sul em 2009. Depois do Rock in Rio em Lisboa e em Madri, francamente, tudo é possível, né não?”

++++
FARC

Muita festa por pouco motivo. A libertação das duas reféns pelas Farc colombianas não representa nada perto da quantidade de pessoas seqüestradas pelos guerrilheiros. Segundo o jornal “El Tiempo”, de Bogotá, existem 774 reféns, sendo que destes, 730 estão retidos para fins de extorsão. A maioria, menores de idade, é obrigada a fazer parte do grupo armado. 44 retidos pertencem ao grupo denominado “canjeables”, do qual faziam parte Clara Rojas e Consuelo Gonzáles e servem, eventualmente, como moeda de troca

++++
TRILHA – DISCO 2

A música que nos embala e inspira hoje é "Homem-Aranha”, do Jorge Vercilo.

++++
TOCANTINS

O deputado Osvaldo Reis (pmdb-TO) apresentou projeto de lei para retirar o estado dele da área de abrangência da Amazônia Legal. Entre as justificativas ele argumenta que somente 1/10 da área do Tocantins tem as características do ecossistema amazônico, mas, pertencendo à Amazônia, há os impedimentos legais relativos à preservação da cobertura florestal. “A inclusão de Tocantins na Amazônia Legal é fruto de um conceito político, e não de uma imposição geográfica”, explica o deputado.

++++
RONDÔNIA, TAMBÉM

Não sei a proporção, mas Rondônia se enquadra no mesmo argumento do deputado tocantinense. Além disso, a nossa colonização é sulista; o cerrado representa um percentual considerável do território e há uma tendência à expansão do cultivo de grãos e aumento da pecuária de corte e leite.


++++
TOMAR DE CONTA

A atividade de flanelinha está crescendo de forma absurda. Em um desses domingos, ao chegar cedo à catedral, eram 6hs15, já havia guardador de carros a postos. Na Avenida Jatuarana, nas proximidades do Peg-Pag, crianças fazem biscate de tomador de conta de bicicletas. Mas essa história vem de longe. Certa vez o deputado Chico Paraíba me contou que, quando criança, tomava conta dos aviões que aterrissavam no aeroclube de Itaporanga, sua cidade natal.

++++
PÍLULAS ANTIBARRIGA

A publicação de uma nota sobre o lançamento de uma pílula antibarriga congestionou os telefones da redação do Diário da Amazônia esta semana. De ginástica, que é bom, ninguém quer saber...

++++
NÃO SABEM

Há pelo menos dez dias muito se fala na Imprensa que a Oi está comprando a Brasil Telecom. Informam, inclusive, o valor da transação. Li na Exame a declaração da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, sobre o assunto: “Não sabemos de nada”. Repito a pergunta: Para que servem estas Agências, além de cabide de empregos?

++++
FAIXA

Aviso de uma escolinha: “Matricúlas abertas - Maternal, pré 1 e 2, 1° ano e creche”. Fujo!

++++
MIAMI VICE

Os novos policiais, que estão patrulhando as ruas, passados a pronto recentemente, além dos uniformes novinhos em folha, desfilam com cada par de óculos escuros, que vou te contar... Nem na antiga série de TVE “Miami Vice” eu via ‘telas’ tão fashions.

++++
DOM MOACYR

No próximo sábado, 19, Dom Moacyr Grechi, bispo arquidiocesano de Porto Velho aniversaria. Uma missa em ação de graças será celebrada na Catedral às 19 horas.

++++
EFÍGIE

Já que comecei com assunto, vou até o final. O Pe. Emílio, conformado com a certeza de que não vai recuperar a efígie em bronze do padre João Nicoletti, roubada há uma semana da praça da Catedral, vai mandar fazer outra sem valor comercial, em latão, e instalar no lugar daquela que foi furtada e trocada por merla. O meu medo é que roubem essa nova escultura em latão para fazer cachimbo para fumar crack.

++++
PE. NICOLETTI

No ligeiro perfil que publiquei aqui sobre o padre João Nicoletti, omiti (por ignorância) que foi ele o responsável pela construção, em alvenaria, da capela de São Francisco, na rua Campos Sales, com Pinheiro Machado.

++++
TONHÃO

Após denúncia veiculada pela Imprensa, a Semusp mandou “bater” o mato que tomava o cemitério de Santo Antônio. “Bater” é um sistema em que o capim é separado por feixes, usando-se uma varinha com uma forquilha em uma das extremidades e cortado com terçado.

++++
INFELIZMENTE

Infelizmente o nosso vice-presidente, José Alencar, subiu no telhado.

++++
PARA NÃO DIZER...

Dois fatos deste domingo que podem mudar o futuro da Humanidade: 1 - A Agência G-1, do Globo, noticia que o papa Bento XVI rezou missa de costas para o público, prática abandonada na década de 1960. 2 – O comentarista local exaltava o Genus – nosso representante na Copa São Paulo – e dizia que o time não ganhou nenhuma partida, mas a diretoria tem ganhado experiência na administração do clube. Ah!

++++
ESTOU SURDO COM TANTO SILÊNCIO.

Nenhum comentário: