2 de fev. de 2008

SERVIÇO MILITAR

Uma proposta de emenda à Constituição, apresentada pelo deputado Silvinho Peccioli (DEM-SP), torna o serviço militar, hoje obrigatório, em voluntário. Se aprovada, a PEC pode ter duas conseqüências: 1 – Cria-se um problema, pois nas comunidades isoladas da Amazônia, onde o serviço militar é a única forma de jovens terem contato com práticas de higiene, moral e cívica, essa chance vai acabar; 2 – Resolve-se o problema das Forças Armadas, que sem orçamento suficiente, não precisam mais comprar fardamentos, comida, munição, etc., etc.

++++

SERVIÇO MILITAR – 2

Eu defendia a idéia do serviço militar voluntário até tomar conhecimento desta triste realidade das comunidades isoladas. O general Buddó, comandante da 17ª Brigada no início dos anos 90, foi quem me mostrou o papel cívico que as Forças Armadas – especialmente o Exército – representam na Amazônia. “Os jovens destes grotões da selva não conhecem as funções do próprio corpo”, disse-me o general.

++++

VOTO

Já a emenda que torna o voto voluntário não prospera no Congresso nem com reza braba.

++++

TRILHA

A música que nos embala e inspira hoje é "Régia”, com Cidade Negra.

++++

DEFINIÇÃO

O escritor Millôr Fernandes, em sua coluna na revista Veja desta semana, definiu bem a palavra história: “Uma coisa que não aconteceu contada por alguém que não estava lá”. Na medida.

++++

CHUPA-TEXTOS

Um livro lançado recentemente no Brasil (“Os melhores jornais do mundo”, de Matías Molina - Editora Globo) conta os escândalos ocorridos nos EUA e em outros países, onde renomados jornalistas foram pegos inventando matérias, entrevistas, criando pesquisas que não existiram e que acabaram influenciando a opinião pública que, num primeiro momento, apoiou a invasão do Iraque.

++++

CHUPA-TEXTOS – 2

Aqui, na Imprensa caripuna, a prática da invencionice é corriqueira. O que preocupa é um novo e perigoso hábito: a apropriação indébita de textos de outrem, que são republicados com nova autoria, especialmente alguns migrados do suporte impresso para o meio eletrônico. Vade retro!

++++

INVASÃO

Não foi tão pacífica a desocupação dos terrenos da Prefeitura, invadidos pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia, como a Imprensa noticiou. Tem neguinho curando calombos no lombo provocados por balas de borracha. E o problema não acabou. Só foram retirados os invasores que ocuparam os terrenos da Prefeitura, aqueles que invadiram os terrenos da União não foram molestados e alguns já constroem casas em alvenaria.

++++

PIRATARIA

A questão do genérico, para não dizer cópia autêntica, está tão arraigada que um supermercado distribuiu um panfleto anunciando “Toddy original” e “Q-boa legítima”. Eita!

++++

VIOLÊNCIA

O assassinato do empresário acreano Gil Betão em Porto Velho, vítima do “conto do suadouro”, reacendeu a velha e inexplicável rixa entre acreanos e rondonienses. A Imprensa de Rio Branco publica matérias dando conta que Porto Velho é uma das cidades mais violentas do país, segundo dados do IPEA. Os acreanos que costumam passar os feriados prolongados em PVH estão sendo aconselhados a mudar de destino.

++++

MENS SANA...

...in corpore sano. Um determinado setor da Zona Sul abriga a maior concentração que eu já vi de igrejas de todas as denominações possíveis e imagináveis, “academias” de musculação e lojas de dvds piratas. Ou seja a população tem de tudo para alimentar o corpo e o espírito.

++++

EXEMPLO

O presidente Lula viaja hoje para o litoral do estado do Rio de Janeiro, onde passa o carnaval e o restante da semana que vem, retornando a Brasília apenas no dia 11, quando espera encontrar representantes do parlamento para discutir os cortes no Orçamento da União de 2008.

++++

LEI SECA

A Fecomércio-RO levanta o problema da MP que proíbe a venda de bebida nas margens de rodovias e vias de acesso. Em Porto Velho, na área urbana, a medida prejudicará cerca de cem estabelecimento comerciais regulares e outras centenas de informais.

++++

ACORDA, PORTO VELHO

O presidente da multinacional Allston, Philippe Joubert, vem ao Brasil em breve anunciar a construção de uma unidade da empresa na região de Porto Velho, que produzirá equipamentos para as usinas do Rio Madeira, em curto prazo, e para fornecer a outros países, depois.

++++

MOTIM

O motim na Polícia Militar do Rio de Janeiro, onde oficiais solicitaram exoneração de cargos de comando pode desencadear uma crise, que piorará a já ruim segurança naquele estado.

++++

MOTIM – 2

O motim dos oficiais da PM-RJ lembrou a greve ocorrida em Rondônia nos anos 90, onde as mulheres dos policiais saíram às ruas para reivindicar melhores salários. Num primeiro momento, o movimento foi liderado pelas esposas dos oficiais, que deixaram a liderança do protesto nas mãos das esposas dos praças.

++++

GÁS

Caro Léo Ladeia, lembrei-me de você ao ver passarem várias carretas carregadas de tubos de aço com destino a Manaus, para atender a construção do gasoduto deles. Nós, ó!

++++

SE AVEXE, NÃO.

Nenhum comentário: