6 de mar. de 2008

VOCÊ LEMBRA?

Você se lembra do exame de “abreugrafia” e para que servia?

++++

NÃO QUEREM

Alguns cursos gratuitos que estão sendo oferecidos na cidade por várias instituições, não têm despertado interesse entre os jovens desempregados. Só se candidatam a empregos de pedreiro, por exemplo, jovens que, apesar da pouca idade, já constituíram família. “Ninguém quer ser ‘orêia seca’”, me disse uma pessoa que está fazendo a divulgação de um desses cursos.

++++

E AI?

Já tem gente pensando em como contornar isso e atrair esses jovens. Uma das alternativas deve ser um curso para instalação de som automotivo e acessórios para veículos. Em breve.

++++

EMPREGO

O Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, seccional Porto Velho, está ministrando curso de capacitação para 50 jovens. O evento está sendo realizado no centro de treinamentos da Diocese de Porto Velho, com um pequeno apoio ($$$) da WWF. Os futuros atingidos por barragens terão direito, em cada manifestação a que participarem, de uma diária de R$ 100,00, comida e uma camiseta.

++++

100%

Aumentou em 100% a participação de adolescentes do sexo feminino em crimes de roubo, furto e drogas, quando se comparam os números de ocorrências entre 2006 e 2007. Também cresceram os registros de exploração sexual de adolescentes.

++++

DIA DO ÍNDIO

No dia 19 de abril, dia do Índio, a Cumpir – entidade que representa os indígenas - vai promover exposição de artesanato de várias etnias existentes em Rondônia. Outras cinco nações indígenas farão apresentações de danças rituais. Antenor Karitiana explicou que nem todas as tribos têm artesanato próprio, nestes casos os índios têm habilidades manuais, mas copiam a arte feita por outros povos.

++++

ANTENOR

Acompanhei uma entrevista do Antenor Karitiana para o produtor cinematográfico holandês Leo Wery. A história de vida dele, além de interessante, é comovente. Daria uma boa matéria jornalística, inclusive sobre o conflito que ele vive, nascido Joari é conhecido como Karitiana. Antenor também dá os nomes dos gigolôs de índios, que fazem projetos “para beneficiar” os indígenas e recolhem o dinheiro nas contas bancárias próprias.

++++

CACHIMBO DA PAZ

Sinduscon/RO e Sinduscon/PVH fumaram o cachimbo da paz na manhã de ontem. A bandeira branca foi hasteada durante evento para o lançamento da Coopercon.

++++

FRASE

“Nunca digo nunca para nada”, Valdemar Camata Junior, superintendente do IEL (Sistema Fiero), ao receber sugestão para ingressar na política partidária.

++++

FRASE – 2

“Estou muito novo para me aposentar”. Guilherme Erse ao ser perguntado se já abandonou a política.

++++

HIP-HOP

A moçada ligada à dança de rua promove neste sábado, 8, 1ª etapa do circuito de hip-hop de Porto Velho. Será no espaço cultural em frente ao clube Ferroviário, na Avenida Sete de Setembro.

++++

NIVER

Federação do Comércio comemora 25 anos de atuação em Rondônia. O evento será dia 28 de março e a programação está a cargo do Rubinho Nascimento.

++++

PBA

A Odebrecht apresentou às autoridades federais, estaduais e municipais, na noite ontem, o Plano Básico Ambiental – PBA, referente à Hidrelétrica Santo Antônio. São 27 programas para atender, entre outros assuntos a conservação da flora e fauna, comunidades indígenas, ribeirinhos, moradores urbanos e apoio à segurança pública, entre outros.

++++

PBA – 2

Um dos programas previstos para ser aplicado durante a construção da usina é aquele que trata do patrimônio histórico. Serão aplicados recursos na recuperação e funcionamento no trecho da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré até Santo Antônio, recuperação do pátio das oficinas e criação dos museus do Trabalhador da Ferrovia e dos Índios. Esse item do PBA é em atendimento às exigências do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional.


++++

CASSOL

Durante a apresentação da Odebrecht, o governador Ivo Cassol pediu aos empreendedores que adquiram o máximo que puderem de produtos em Rondônia. Aos empresários locais, Cassol deu o recado: “Se vocês não puderem fornecer, eles trarão de fora!”

Nenhum comentário: