27 de jan. de 2009

"TENHO MEDO DO GUARDA DA ESQUINA"

A cena do fiscal municipal, narrada anteriormente, me fez lembrar da frase do mineiro Pedro Aleixo, na noite em que foi assinado o AI-5, quando o vice presidente resistia em concordar com o endurecimento do regime. Conta a história pela boca do ex-ministro Jarbas Passarinho, um dos signatários do Ato Institucional: "(...) O Gama e Silva teve um bate-boca com o Pedro Aleixo, acho que na sala ainda: ‘Vossa Excelência não respeita a posição do Presidente, não acredita na Justiça com que ele vai conduzir isso?’ E a resposta dele é antológica: “Não tenho nenhum receio em relação ao presidente, eu tenho medo do guarda da esquina”". É muita autoridade!

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu pai, hoje com 93 anos, contava essa história para mim, quando ainda tinha meus 18 anos (hoje com 50), entre muitas que sabia, o maior dos homens que conheço. Lembro-me dela, e de quase todas as outras. Lembrei-me dela hoje, havia esquecido os nomes, então cliquei no Google: "Tenho medo do guarda da esquina." e imediatamente veio o seu Blog. MUITO OBRIGADO, viva o seu Blog, o meu pai e Pedro Aleixo!Francisco Setubal