24 de abr. de 2009

EVOLUÇÃO DO ENSINO

É por aí:
A Evolução do Ensino.
Relato de uma Professora de Matemática: Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda . Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3.Ensino de matemática em 1980: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4.Ensino de matemática em 1990: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro: ( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
5.Ensino de matemática em 2000: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo? ( )SIM ( ) NÃO
6.Ensino de matemática em 2007: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. ( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

3 comentários:

Êidina Queiroz disse...

Zé, voce é otimo, por isso eu gosto tanto desse blog, que tem noticias serias, que tem pollitica, coisas recentes acontecendo em PVH e no mundo e tambem tem denuncias, as vezes, hilarias, como esta sobre o nosso ensino, que despencou, literalmente, onde vemos professoras de portugues falar a gente vai ou pior a gente vamos e escrever agente. Ou eu emburreci ou estao querendo fazer o meu ouvido de penico. Aja paciencia.

José Carlos de Sá Junior disse...

Menos, Êidina. Cada vez que falo nos problemas do Ensino aqui, quase apanho.

Êidina Queiroz disse...

Meu amigo, o ensino nao piorou somente em PVH, infelizmente, estou falando de brasileiros, aqui no Rio é uma tragedia, as professoras, as novas, nao tiveram um bom ensino, uma boa educação, nao sabem se portar, nao sabem "se dar ao respeito", nao sabem escrever nem usar uma linguagem correta, pois seus vocabularios sao limitadissimo. Nunca leram Machado de Assis (alias duvido muito que pelo menos a metade saiba quem foi Machado de Assis). Interpretação de texto, nem pensar, redação, pior ainda, gostar de ler... ah! isso é coisa "careta", nao sabem nada de literatura. Desconhecem totalmente a palavra CULTURA. Nao sou professora, nao sou escritora, nao sou literata, mas nao sou analfabeta, nem cega, nem surda. Quando eu fiz faculdade, eram quatro horas/aula, hoje minha filha Tati faz Direito e sao somente duas horas/aula. È a mesma coisa? As faculdades, atuais, muitas sao,somente, fabricas de diplomas, nada mais. A criatura faz o segundo grau supletivo, nao sabe nada, passa para uma universidade particular e sai com a mesma base que sempre teve, ou seja, nao sabe nada de nada. Esta é a maioria dos formados. Existem as exceçoes, claro. Alunos interessados em estudar, em aprender e ser um bom profissional. Hoje, escolhe-se a profissao, pela lista de salario, o que pagar melhor, é este o curso que ganha. Meu amigo, é DIO... dioutromundo rsrs. Beijos e abraços para o casal.