18 de ago. de 2009

ELUCUBRAÇÕES MATINAIS (OU A INUTILIDADE DE SER JORNALISTA)

Acordei na manhã de hoje pensando se vale a pena ser Jornalista. Estou na estrada há 27 anos como profissional e mais uns quatro, sem ter ganho nada, além da experiência. Falo isso para compartilhar com a Mar da frustração de ver as pessoas, coleguinhas inclusive, completamente alienadas do que lhes rodeia. Vivem com antolhos, se informam na mesa do bar ou na manicure. Dão mais importância a um "eu acho que..." ou "diz-que" do que aos fatos que pulam na frente delas.
Na faculdade da Mar, de Jornalismo - turmas dos 4°, 5° e 6° períodos - discutiam o Armagedon que se anuncia para 2015, quando está prevista a conclusão das usinas do Madeira. "É a visão do caos", disse a Mar.
Já se sabia que haveria um grande investimento aqui desde 2001 (o senador Raupp recua a data até o governo dele, em 1997) e se não houve preparação, ainda há tempo para se permitir a continuação do ritmo que estamos hoje de crescimento e de desenvovimento. Mas para isso é preciso sair do comodismo.
Aos mal informados, sugiro que não leiam apenas as páginas de polícia ou as sinópses de novelas. Isso vai reduzir a ansiedade deles e a minha frustração.

Um comentário:

Anônimo disse...

Zé, é triste, mas vc tem razão.