20 de out. de 2009

GUERRA

Assistimos, pasmos, às cenas das guerras que estão sendo travadas entre polícia e bandidos e entre bandidos e bandidos no Rio de Janeiro. No meio, o povo correndo e morrendo. Boris Casoy, no Jornal da Band, lembrou que os problemas com o crime organizado se iniciaram nas décadas de 1960 e 1970, quando presos políticos repassaram o "nôrrau" para os presos comuns que fizeram os comandos da vida.
A Mar perguntou se aquilo não ia acabar mais, se o Estado não tem como reassumir o controle. Me lembrei que Leonel Brizola, quando governou o Rio entre os anos 1983 e 1987, fez vistas grossas para o jogo do bicho. Sem lei, os bicheiros foram substituídos pelos traficantes e hoje derrubam até helicóptero.

3 comentários:

Êidina Queiroz disse...

Zé, foi exatamente no início de 70 que "nasceu" o CV, o temido, o horrivel Comando Vermelho. Os marginais famosos daqueles dias eram os assaltantes de banco, pois o lema era roubar de quem era rico (li sobre isso, quando estagiava no diario de um famosao, Andre de tal, ele contando a vida na Ilha Grande, onde ficava o presídio, contando dos grandes assaltos e das suas fugas) Naquela epoca, como agora tambem, eles comandavam de dentro do Presidio na Ilha Grande, que fica perto de Angra dos Reis, no meio da Baia da Guanabara, quais bancos deviam ser assaltados, qual carro forte devia ser ataca, nao existe, em tese, com esses "grandoes do crime organizado" assalto a pedestre, assalto a residencia, coisinha pequena, eles gostavam de muito, muito dinheiro. O "montante" era dividido pelos autores e tambem mandado para os idealizadores que estavam presos. Os de dentro "compravam" o que e quem podiam, os de "fora" viviam nababescamente, muita farra, muita festa, muita droga, ou seja, sexo, droga e rock in roll rsrsrs. Depois alguns dissidentes (desculpe-me,nem sei se escrevi certo)por alguma briga, criaram o Comando Jacare, alguns anos depois foi criado o ADA, Amigo Dos Amigos, cada "comando" é "dono" de alguns morros, onde os moradores dos CV nao podem visitar nem parentes nos morros de "propriedade" do ADA (acho que o comando jacare nao existe mais)alias, onde tem ADA os moradores nao podem usar vermelho, pois serao considerados como inimigos (alemao como eles falam) E assim vamos vivendo naquela cidade linda e maravilhosa e cheia de perigos, acho que somos loucos por gostarmos de vivermos assim, correndo perigo e risco de vida.
Assinado. Reporter Êidina Queiroz

Êidina Queiroz disse...

Meu redator chefe, quero fazer uma retificação: na década de 70 não foi criado o CV e sim a Falange Vermelha, esta sim, foi quem deu origem ao Comando Vermelho. Ass. Reporter Êidina Queiroz

Êidina Queiroz disse...

Oi chefe, em relação ao ex Governador Leonel Brizola fazer "vista grossa", nao so para os bicheiros, esses contraventores que pululam no RJ, mas para muitas outras coisas, isto acontecia por causa daquelas sobrancelhas grossas, enormes, por isso ele, o Brizola nao enxergava o que todo mundo via rsrs... por exemplo, se nao me engano foi ele, Brizola, quem começou com esta historia de direitos humanos pra ca, direito humanos pra la, o bandido tem direito a isso, tem direito a ter direito, nao pode ser maltratado, nao pode mostrar a cara, etc. etc. E nós, pobres mortais, vivemos sem direitos humanos, pois estamos entregues a estes bandidos que sao verdadeiras bestas, feras bestiais, que roubam e matam e destroem e rugem como animais. Vivemos trancados, enjaulados em nossas casas, com medo de qualquer barulho, com medo de ter medo... E as feras?? Ah! estao soltas, elas podem ser privilegiadas com os direitos humanos. Posso falar com convicção sobre isso, pois moro no Rio de Janeiro desde a minha adolescencia. E, em todos esses anos, eu nunca tinha visto a violencia chegar a este patamar... os bandidos proliferam, pois quando morrem 5 aparecem mais 15... Vejo crianças de 11, 12 anos estao no trafico, nao como "olheiro", mas como "segurança", vivendo e tendo comportamento de bandido adulto, como se diz na giria, "cobra criada" com armas nas maos, maos pequeninas, que deveriam segurar lapis e livros... no entando, seguram pistolas, fuzil e atiram para matar, para destruir o que eles encontram pela frente... Acho que os sonhos desses meninos foram destruídos, nao sei por quem, em compensaçao, eles destroem a vida, nao somente de suas vitimas, mas de toda uma familia, de de toda uma sociedade, de toda a cidade, de todo o país. Cidade Maravilhosa... temos a benção de um Cristo Redentor, que vive de braços abertos, mas na verdade, o que o Cristo queria, se podesse, era baixar os braços e com as maos postar orar baixinho: Pai, olhai para esta cidade, protejei este povo, Amém.
Nao teclei com os dedos, mas com o coração, com este coração que esta ficando fraco e velho, pois amo esta cidade, a cidade que me acolheu, onde nasceram minhas filhas, onde vivo e onde terei meu descanso eterno. No proximo dia 30 de outubro de 2009, deixarei esta Porto Velho que tambem amo demais e voltarei ao meu Rio, cidade maravilhosa e que Deus nos proteja.
Ass. Êidina Queiroz