17 de dez. de 2009

DICA DE EVENTO

Fred Perillo lembra: logo mais, às 19 horas, a inauguração da loja da Livraria Nobel no Porto Velho Shopping, em operação conjunta com o Café Donuts. Iniciativa mais que louvável. Vamos lá prestigiar. Cultura e muita cultura, esse é o alimento da alma.

4 comentários:

Êidina Queiroz disse...

Boa noticia, concordo, cultura é muito importante, pena que o brasileiro (irc) tenha preguiça e ma vontade, nao gostam de ler. Livraria neste país é quase que jogar perolas aos porcos, com perdao da grosseiria, sao poucos os que apreciam uma boa leitura, mas fazer o que ne? Beijinho com a frase: Tudo vale à pena Se a alma nao é pequena (este é o outro portuga de quem gosto, o primeiro é o meu tuga, que casou comigo, rsrs)

Sempre um Papo/Norte disse...

Brasileiro lê pouco sim, mas o quadro está mudando vertiginosamente - principalmente entre os jovens.
O comentário da Êdina é oportuno, mas me permito discordar ligeiramente.
As livrarias - em Porto Velho e no Brasil - estão vendendo como nunca!
Haja vista a inauguração de mais uma no shopping (muitos sabichões previam que a única existente iria falir).
A Exclusiva é uma das poucas lojas (com exceção das de deparamento) com movimento regular. Nunca está vazia.
Eu também achava que "são poucos os que apreciam uma boa leitura".
Agora eu digo que são muitos.
E o número cresce cada vez mais!
Abraço!
Fred Perillo

Marcela Ximenes disse...

Pude visitar no mês passado da Feira do Livro de Brasília e o que percebi é que havia jovens e crianças visitando e comprando livros e revistas. Acredito que esse paradigma de que "brasileiro não lê" reforça a idéia de que, realmente, ninguém lê nesse País, e isso não é verdade.
É claro que nem todos gostam - assim como canadenses ou mexicanos ou qualquer outro humano - de ler, seja lá o que for. Mas não dá mais para generalizar.
Apesar das poucas bibliotecas públicas em Porto Velho elas estão sempre cheias e não só de pessoas em busca de se preparar para concursos públicos. Alguns títulos têm lista de espera. Isso sem falar nas livrarias que, ainda bem, estão se multiplicando por aqui.

Êidina Queiroz disse...

Prezado Fred e querida Marcela, sei que o quadro esta mudando, muitas pessoas estao se interessando por leitura, mas, para que pudessemos ser classificados como um povo que aprecia a leitura e/ou um povo culto ainda vai muito longe. Uma cidade do tamanho de PVH, seria preciso ter mais de 15 livrarias, com vendas excelentes. Nem criança, nem jovem nem adultos, novos e velhos nao leem o suficiente, nao se informam, nao se atualizam. Em muitas e muitas casas, tanto aqui no Rio, quanto aí em PVH, as pessoas nao tem nem mesmo o habito de comprar o jornal, para saber as noticias local. Nao torço contra nao gente, mas a nossa realidade é esta, nua e crua.