31 de dez. de 2009

REPAGINANDO A HISTÓRIA

Visitamos o Museu da Dona Beja, em Araxá. A Mar adorou a visita, especialmente o casarão, super ventilado. Quando a acompanhei na leitura do resumo a vida da Dona Beja (1800-1873), só falei: "Nada a ver".
Lá se diz que a Dona Beja (nascida Ana Jacinta de São José) foi uma personalidade na sua época, mesmo sendo mãe solteira. Que influenciou atos políticos, etc.
Agora à noite lembrando disso, li para a Mar o perfil da D. Beja na Wikipédia, que já foi mostrado em novela da Manchete. Era dona de bordel e influenciava os políticos de forma mais, digamos, eficiente.


E por falar no museu...As únicas coisas originais que haviam no museu eram o prédio e alguns documentos pessoais. O restante eram peças recolhidas em campanhas. (Quase) Nada era da Dona Beja, tudo da época em que ela viveu. (Fotos JCarlos)

Um comentário:

Êidina Queiroz disse...

Temos na historia algumas estorias. Temos, algumas senhôras de reputação um tanto quanto duvidosa que entraram para a historia exatamente por causa dessa reputação. Alem da Dona Beja temos a nao menos famosa Marquesa de Santos, ora pois.