27 de mai. de 2010

MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA

Em 13 de agosto de 2009, o Banzeiros publicou uma nota informando que o Samu estava orientando às pessoas que gravassem em seu celular um número de contato para casos de emergência, assim: AAEMERGÊNCIA. Isso seria para facilitar o trabalho da equipe de atendimento do serviço de urgência.
Passados oito meses da publicação da referida nota, o Ministério da Saúde enviou um e-mail (via comentário) para o Banzeiros dizendo que a mensagem que circula pela internet com essa orientação não partiu do MS.
Segue o texto:

Caro blogueiro,

Não há nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde sobre esse informativo que circula na internet e e-mails orientando as pessoas a colocar em seus celulares contatos de parentes que devam ser localizados em caso de emergência.
O SAMU atende os casos cardio-respiratórios, trabalhos de parto, crises hipertensivas, acidentes quando houver vítimas e transferência de doentes de uma unidade hospitalar para outra.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.
O SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funciona 24 horas por dia. Basta ligar para 192 e a ligação é gratuita.
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

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