11 de jun. de 2010

DO PASSADO

Em 1989, por sugestão do assessor especial José Barbosa (por onde anda?), o Governo do Estado mandou reeditar o livro "Ferrovia do Diabo" e trouxe para o lançamento o escritor Manuel Rodrigues Fereira. Para aproveitar a presença dele, uma série de palestras foram agendadas em Porto Velho e Guajará-Mirim. Na época eu era o adjunto do secretário de Comunicação Ascânio Seleme, que para me "castigar", pautou ao Rosinaldo Machado e a mim para acompanharmos o escritor.
Seguimos para Guajará-Mirim. Nos acompanhavam os escritores Yêdda Borzacov, Abinael Machado, Matias Mendes e Eunice Bueno. Após as palestras, realizávamos saraus informais com muita história, além dos "making of" dos livros "Ferrovia do Diabo" e "Nas Selvas Amazônicas". Nos almoços, eu arranjava um jeito de sentar à mesa com o Manuel e sugava todo o conhecimento que ele transmitia, sobre a Madeira-Mamoré, o Forte Real Príncipe da Beira, Porto Velho, a história da BR-29 e muito mais.
O prefeito Isaac Bennesby nos brindou, no último dia de estadia, com um passeio de Maria Fumaça de Guajará-Mirim ao Yata. Manuel não aproveitou a viagem, pois chorou o tempo todo. Infelizmente, não tenho mais as fotos destes eventos. Postarei as fotografias da última vez que o vi, em 2004. 
Ascânio não sabe o quanto sou grato a ele.
Visita à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Depoimento para pesquisadores da Fundação Emilio Goeldi (PA)

Evento da transferência do acervo para a AAEFMM
(Fotos JCarlos)

Nenhum comentário: