11 de jun. de 2010

TUDO TEM SUA HORA

12 de junho não é só o Dia dos Namorados ou o aniversário de 10 anos da Emmili - é o Dia Contra o Trabalho Infantil. Hoje pela manhã, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil promoveu no auditório do Ministério Público de Rondônia um seminário para discutir o papel do Poder Público e da sociedade na erradicação desse problema que afeta crianças no campo e na cidade.
Em Rondônia não há estatísticas sobre o contigente que está se expondo a atividades contrárias à sua idade. Isso porque, segundo o coordenador Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho, Marcos Antônio, o trabalho infantil acontece, principalmente, na informalidade, '"está segregado em trabalhos ilegais e familiares e por isso não tem chegado ao Judiciário".
Dados nacionais de 2008 dão conta de que 4,5 milhões de crianças trabalhavam, sendo que 993 mil delas tinhas entre 5 e 13 anos de idade. A maioria é do sexo masculino. As áreas que mais empregam mão-de-obra infantil são a doméstica, agrícola e a rua.

2 comentários:

José Carlos de Sá Junior disse...

O trabalho infantil existe em todo lado, às vistas de todos. O pessoal do Conselho Tutelar, ao invés de ficar interrompendo show para sair na Imprensa no dia seguinte, deveria circular nos mercadinhos de bairro, nas agências bancárias e nas proximidades de restaurantes mais afastados do centro, que encontraria muitos garotos e garotas trabalhando, até carregando galão de água.

Montezuma disse...

Zé Carlos disse tudo.