20 de out. de 2010

ELIFAS, PAULINHO DA VIOLA E EU

Não conheço o artista plástico Elifas Andreatto, nem o cantor e compositor Paulinho da Viola pessoalmente. E sou fã dos dois.
Quando fazia o curso de Turismo, na Faculdade São Lucas, a professora Marivanda, da cadeira de Lingüistica, passou um trabalho para que analisássemos várias letras de músicas. Coube ao nosso grupo analisar "Sinal Fechado", do Paulinho. Fui voto vencido e o grupo entendeu que a letra falava do encontro do autor com um cara chato, que queria se livrar do 'mala', etc. No dia da apresentação do trabalho, li o que os colegas tinham entendido e acrescentei: "Este é o entendimento do grupo. Mas a história não é esta. Paulinho da Viola se separou da esposa, entrou em depressão e fez esta música quando a encontrou em um semáforo". A professora quase deu um 'troço', pois entendia a letra como foi o entendimento do meu grupo.
Domingo, assistindo a um especial sobre o Elifas Andreatto, no Almanaque, ele  falou sobre a capa do disco (LP) "Nervos de Aço", em que mostra o Paulinho se acabando em lágrimas, e contou a história da separação. Minha vingança. Zé Carlos 1 a Zero.

Um comentário:

Unknown disse...

O Elifas fez as melhores capas dos discos que estão na história da música brasileira não é? Essa do Paulinho é maravilhosa.