27 de out. de 2010

RUAS DE PORTO VELHO

O programa Câmera 11 de ontem apresentou uma matéria sobre os nomes da ruas de Porto Velho. A esse respeito a Mar escreveu uma matéria há um tempinho. Não é dessa época a mudança do nome da avenida Rio Madeira para Chiquilito Erse e também não registrou a confusão no nome da avenida Migrantes, que tambem é conhecida como "Imigrantes" e "Costa e Silva".Reproduzo um trecho:
"A rua mais importante do centro comercial de Porto Velho durante muito tempo não teve o nome pelo qual é conhecida. Foi a Lei 1.356 de 11 de maio de 1999 que “devolveu” à população da Capital a avenida 7 de Setembro que antes dessa data tinha como nome oficial Garcial Amaral. Para muitas pessoas essa informação é uma novidade, até mesmo para quem mora na cidade há muito tempo e conhece a história local. Assim como a “Sete”, outras ruas que já tinham o nome arraigado na “memória geográfica” de moradores e visitantes tiveram suas identidades de volta com a lei de 1999.

Ainda hoje, seis anos após a lei, muita gente diz que “Joaquim de Araújo Lima” não vingou como o novo nome da avenida Abunã, sem saber que o Executivo Municipal daquela época também teve essa percepção e restituiu a nomenclatura dessa via que começa no bairro Arigolândia e termina no Embratel. O mesmo aconteceu com as ruas João Goulart e México, que até então haviam sido renomeadas de XV de Novembro e Roberto Souza, respectivamente. "

Nenhum comentário: