26 de jun. de 2011

FERIADÃO - 2

No programa "turista", fomos ver o encontro das águas dos Rios Negro e Solimões (isso pode dar nome de dupla sertaneja!). O nosso guia é um predestinado, como diz o José Simão. O nome dele é Aliomar - ali o mar. O cara é cheio de graça. Mas só lembro duas piadas dele. Também não estava como repórter. O blog não pagou a minha viagem...
Mostrando uma samaúma, disse mais ou menos o seguinte:
- Gente esta é uma samaúma ou samaumeira, da mesma família da paineira ou barriguda, como é conhecida no nordeste. (...) Esta árvore era usada pelos índios como meio de comunicação. Conforme eles batiam nas raízes dela, produziam um som diferente. Cada som um significado. Então, meus amigos, a samaúma quer dizer, em português, 'celular de índio'.
Depois, passando por uma comunidade de casas flutuantes, Aliomar explicou: "Estas pessoas vivem permanentemente aí. Não importa se o rio está cheio ou na vazante. As casas são construídas com uma madeira que permite a flutuação, cujo nome é assacu [Hura crepitans]. Nome indígena. Só não pode fazer cadeiras com ela..."

Nenhum comentário: