21 de mai. de 2014

NÃO ENTENDI OU O CONTRÁRIO

Está em Porto Velho, há alguns dias - e vem aqui de vez em quando, desde a década de 1970 - o pesquisador Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Atualmente ele veio, juntamente com outros dois professores, para provar que asuzina são culpadas ou responsáveis pela cheia histórica do rio Madeira.
No rilisi de apresentação dos pesquisadores, Fearnside é dado como ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007. Ao ler, fiquei curioso. Como um pesquisador que mora na Amazônia há mais de 40 anos e trabalha em uma instituição de pesquisa brasileira ganha um Nobel e não vira notícia no Fantástico, Domingo Espetacular ou mesmo no "Amazônia News", do Amazon Sat?
Curioso, fui pesquisar e quem ganhou o Nobel da Paz em 2007 foi o então vice-presidente dos EUA, Albert Arnold (Al) Gore Jr. e o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). Se Fearnside faz parte desta instituição, isto deveria ficar explícito, pois não foi ELE o ganhador, mas um dos componentes do GRUPO que ganhou o prêmio, OK? (Foto abc.org.com)

Nenhum comentário: