16 de nov. de 2014

DO PRIMEIRO SEMÁFORO...

Há coisa que leio e não acredito que estamos no século XXI da Era d.C., ou pós-Cristo. Uma matéria sobre um fato inédito acontecido em Guajará-Mirim esta semana transportou-me a uma época em que não vivi: aquela do aparecimento e popularização dos automóveis. Nesta época devem ter sido inventados os semáforos e, depois, convencionou-se, mundialmente, adotar as cores vermelho, amarelo e verde, como símbolos que deveriam ser entendidos por todos para o convívio harmônico entre veículos e pedestres.

Voltando à matéria. Informa-se que os dois primeiros semáforos instalados há dois dias em ruas da "Pérola do Mamoré"  já apresentam defeito e estão desorientando muita gente. Primeiro comentário: Como assim, cara-pálida? Se não tinha antes...?
No esquema, uma dica para quem quer entender o código universal das cores dos semáforos
(Ilustra Hueiz/TrabalhosdaProfivani.Blogspot)

A secretária de Planejamento explica: "a cidade ainda precisa passar por um período de adequação, já que esses são os primeiros semáforos no município, por isso, a população ainda precisa se acostumar com o uso e entender o significado das cores do farol." Segundo comentário: Já fui várias vezes à Guajará-Mirim e vi centenas de carros, caminhões, ônibus e motocicletas, entre outros veículos. Mas me detenho a estes, já que os condutores precisam possuir de carteira de habilitação e um dos conhecimentos básicos, elementares, é distinguir o significado de cada cor. Até para os daltônicos!

Este trecho é mais grave: "Ainda sem entender o funcionamento do semáforo, a motociclista Teresa Taborda estava insegura ao passar pelo cruzamento. "Eu fiquei com medo. É a primeira vez que passo aqui, não sei pra onde eu vou", relata." Terceiro comentário: A Ciretran de Guajará-Mirim não existe ou os condutores de veículos automotores são inabilitados? Cadê a Câmara de Vereadores para pedir a CPI da CNH?

A íntegra da matéria está aqui, no G1-RO.

Nenhum comentário: